Pesquisar em Auto Noticias

27 de janeiro de 2011

Lei do airbag e ABS obrigatório em 2014 é aprovada pelo presidente

Foi publicado hoje no Diário Oficial que a partir de 2014 todos os carros produzidos no Brasil terão de vir com airbag duplo de série. Até mesmo os mais simples populares. Só faltava o presidente Lula aprovar a lei.
valor do airbag duplo deverá cair drasticamente com essa implementação. Apenas achamos que cinco anos é muito tempo. Poderia ser a partir de 2012 por exemplo, e as montadoras teriam de se virar para conseguir cumprir a lei, já que elas lucram tanto no Brasil.
Outra coisa, a lei poderia ser imediata, em carros de um certo valor pra cima, como por exemplo 50.000 reais. O que você acha? Ah sim, quem deve estar contente agora são as empresas fornecedoras do equipamento, hein?
De qualquer maneira, a lei é uma coisa boa para todos os brasileiros.







A partir de 2014 os carros brasileiros serão mais seguros, de fato. Teremos medidas que prevenirão os acidentes e também medidas que minimizarão o impacto deles. Além do airbag ter sido aprovado como item obrigatório, agora é a vez dos freios ABS.
Muito se reclamou quando o airbag se tornou obrigatório primeiro, dizendo que na verdade é o freio ABS que preveniria mais os acidentes. Pois parece que o governo ouviu e aprovou que esse item também seja obrigatório em 2014.
A medida foi aprovada no início do mês pelo Contran e publicada na última terça-feira pelo Diário Oficial da União. De acordo com a resolução, todas as montadoras terão de fornecer um cronograma detalhado sobre a instalação do ABS. A porcentagem de modelos equipados com ABS crescerá gradativamente: até o início de 2010, 8% dos veículos com até oito lugares e os de carga com peso de até 3,5 toneladas deverão contar com o sistema.
Depois subirá para 15% em 2011, 30% em 2012, 40% a partir de 2013 e 100% dentro de cinco anos. Para as montadoras, cumprir essas porcentagens não vai ser difícil, pois vários modelos já tem ABS de série, os mais caros.
Complicado mesmo para elas será colocar o ABS em 100% de seus modelos em 2014. Bom, complicado não será, quem paga a conta é o consumidor mesmo.


 


3 comentários:

  1. Qualquer brasileiro analfabeto sabe que estes itens se tornarão obrigatorios nos veiculos para cumprir a contrapartida q o governo agora oferece aos fabricantes de airbag e freios abx, por haver recebido destas empresas recursos para financiamento de suas campanhas politicas.

    ResponderExcluir
  2. Diversos países possuem leis que obrigam o uso de tais equipamentos, não foi o governo brasileiro que inventou isso. Nós demoramos a cobrar segurança, e temos que cobrar muito mais! E se o carro aumentar muito por causa disso tem que boicotar as montadoras, pois o uso de abs e airbag em toda a linha irá gerar economia de escala. Agora, se o único fabricante nacional atualmente não reduzir o custo unitário dos itens, tem que comprar dos chineses então oras!

    ResponderExcluir
  3. Pra quem acha ABS desnecessário..

    http://www.youtube.com/watch?v=ZP40PoAPDOM

    ResponderExcluir