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26 de janeiro de 2011

A Bravura Está De Volta E Tira o Stilo De Campo!


Fiat Bravo nacional custa à partir de R$ 55.200,00

Com bom nivel de equipamentos, médio italiano promete impulsionar mercado de hatches médios

Após revelar seu novo hatch médio no Salão do Automóvel de São Paulo, a Fiat anunciou os níveis de equipamentos, confirmou as motorizações e revelou os preços do veículo. Fabricado no Brasil, ele chega para suceder o Stilo e enfrentar Citroën C4, Ford Focus e Hyundai i30. Os preços partem de R$ 55.200.
Primeiramente, o Bravo chama atenção pelo desenho. Inspirado no Punto, ele vem da mesma escola, com faróis e grade à Maserati e frente mais bicuda. A carroceria tem formato esportivo, caráter reforçado pela linha de cintura ascendente, pelo corte de vidros e portas e pelo desenho da traseira. O interior tem melhor acabamento que o do Stilo e o visual também remete ao irmão menor.
Além do desenho, o Bravo ganha destaque na Fiat por estrear tecnologias, como tradicionalmente acontece na marca com a chegada de modelos mais requintados. Foi assim com Marea, Stilo e Linea, para ficar nos produtos mais recentes. Entre as novidades, o hatch terá airbag para o joelho do motorista, faróis de neblina com iluminação diagonal, além de sistema que monitora a pressão dos pneus. Na gama Fiat, inova ainda com retrovisores com rebatimento elétrico e faróis de xenônio. Como em Idea e Punto, traz o teto solar Skydome como opcional. Já o Radio NAV, que também não é de série, traz tela de 6,5 polegadas colorida com navegador por GPS, aparelhagem de som e computador de bordo.
Há mais aparatos tecnológicos no Bravo. A direção tem assistência elétrica, há ar-condicionado de duas zonas e modelos com transmissão Dualogic tem opção de aletas no volante. Nada revolucionário, mas que oferece requinte ao carro. O sistema de monitoramento da pressão dos pneus dá quatro alertas: vazio, furado, cheio demais ou com calibragem inadequada para a velocidade. Os avisos são feitos por constatações em sensores, com uso de sons e luzes. Há opção ainda do retrovisor interno fotocrômico e do sinalizador de mudança de faixa. Como em carros mais caros, ele faz com que as luzes indicadoras de direção sejam selecionadas com apenas um toque na alavanca, para ajudar em ultrapassagens.
E o novo hatch italiano promete mais: o Hill Holder segura o carro em aclives por alguns segundos após o motorista tirar o pé do freio, para “segurar” o carro, como no Volkswagen Tiguan. As luzes de emergência se acendem em frenagens bruscas, há controle de estabilidade (ESP) opcional, sistema anti-patinagem (ASR) e o Safe Lock, de série, que impede o destravamento das portas do carro por dentro, recurso útil para evitar furtos.
No habitáculo, são oferecidos cintos de segurança de três pontos e encostos de cabeça com regulagem de altura em todos os bancos. Atrás, o encosto é bipartido, na proporção 60/40. Deste modo, o porta-malas pode ser ampliado de 400 litros para 1.175 litros.
VERSÕES E ITENS DE SÉRIE
Ao todo, o Bravo oferecerá cinco versões, com três níveis de acabamento. A opção mais simples é a Essence, equipada com motor 1.8 16v. Ela tem como opcional a transmissão automatizada Dualogic, com cinco marchas. O mesmo conjunto é oferecido ao nível Absolute, intermediário. O mais completo é o T-Jet, que chega sempre com motor 1.4 16v Turbo e caixa manual de seis velocidades.
O Bravo Essence chega ao mercado com ar-condicionado, airbag duplo, rodas de liga leve de 16 polegadas, faróis de neblina com iluminação diagonal, direção elétrica, freios a disco nas quatro rodas, controle de velocidade e rádio CD com MP3. Há também trio elétrico (com função um-toque e sistema antiesmagamento para os vidros), banco traseiro bipartido, chave com telecomando e conexão IsoFix, para cadeiras infantis, nos assentos. A abertura do tanque de combustível é feita com trava elétrica. A Dualogic apenas adiciona a caixa automatizada. Entre os opcionais dos dois há freios antitravamento (ABS), ar-condicionado digital de duas zonas, sistema Blue&Me NAV, teto solar elétrico, sensores de chuva, luminosidade e estacionamento, retrovisores rebatíveis eletricamente e revestimento parcial em couro dos bancos.
A Absolute traz os mesmos itens de série da Essence, adicionado os freios ABS, o sensor de obstáculo traseiro, rodas de liga leve de 17 polegadas e ar-condicionado de duas zonas. Há também volante em couro com comandos de som, tapetes em carpete, revestimento interno exclusivo e iluminação especial para as maçanetas, à noite. De quebra, o apoio de braço central dianteiro traz compartimento refrigerado. O modelo Dualogic, como de praxe, adiciona apenas a caixa automatizada. Entre as opções, estão teto solar, sensor de pressão dos pneus, cinco airbags (laterias, cortina e joelho), sensores de chuva, obstáculo dianteiro e luminosidade, retrovisores rebatíveis eletricamente, Blue&Me NAV e Rádio NAV e espelho interno eletrocrômico.
Já a T-Jet traz os equipamentos do modelo Absolute, mas adiciona Hill Holder e ESP, rodas de 17 polegadas, faróis escurecidos, saída de ecape dupla, pedaleira esportiva e alavancas de câmbio e freio de mão em couro com costuras vermelhas. Há pinças de freio vermelhas, spoiler e minissaia e botão Overboost no painel, para injeção de potência e força. Entre os opcionais, rodas de 18 polegadas, vários airbags, bancos revestidos parcialmente em couro, sensores de chuva e luminosidade, faróis de xenônio, além de outros itens opcionais no modelo Absolute.

MOTORES
Os propulsores do Bravo não são novidade no mercado. O mais em conta é o 1.8 16v E.torQ, de 130 cv com gasolina e 132 cv com etanol, sempre a 5.250 rpm. O torque é de 18,4/18,9 kgfm (4.500 rpm), com 93% do valor disponíveis a 2.500 rpm, segundo a marca. A transmissão é manual ou automatizada sequencial, sempre com cinco marchas. Este bloco é visto nas linhas Punto, Idea, Doblò, Palio Weekend, Strada, entre outros.
O outro motor é o 1.4 16v Turbo que equipa Linea e Punto T-Jet. Movido a gasolina, ele entrega 152 cv e 21,1 kgfm (2.250 rpm). A transmissão é manual, de seis velocidades. Com a tecla OVB no painel, de Overboost, ele passa a entregar 23 kgfm (3.000 rpm). Além disso, a direção elétrica fica mais firme e a borboleta do propulsor atua de maneira diferente. De quebra, a válvula Waste Gate passa a atuar em 1,3 bar de pressão, contra 0,9 do comum.
MERCADO
Segundo o site da Fiat, os preços do Bravo estão definidos. O Essence sai por R$ 55.200, enquanto o Essence Dualogic custa R$ 57.800. O Absolute é tabelado em R$ 62.250, contra R$ 65.200 do Absolute Dualogic. Os valores do T-Jet estão indisponíveis devido à chegada tardia, que deve acontecer em fevereiro. No entanto, os preços partem de R$ 67.700.
A Fiat informa que a garantia do modelo é de dois anos, com cinco anos para cobertura por corrosão. As revisões acontecem a cada 15 mil km, quando o óleo deve ser trocado.

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